Mandioquinha

Nos Estados Unidos não tem mandioquinha! Olha que eu já procurei bastante. Se algum leitor souber onde se pode encontrar mandioquinha por aqui, por favor me diga que eu vou atrás. Mas infelizmente acho que essa dica não vai chegar.

Acontece que mandioquinha é meu legume favorito. Adoro sopa cremosa de mandioquinha, purê de mandioquinha, nhoque de mandioquinha, para encurtar a lista vou concluir dizendo que nunca provei um prato com mandioquinha que eu não gostasse. Daí chego eu em terras gringas e me encanto com os supermercados imensos com longos corredores e prateleiras sem fim. Cada necessidade doméstica uma oportunidade de ir visitar esses templos de consumismo tão bem organizados e surtidos. Até um dia particularmente frio em que eu decidi fazer um creme de mandioquinha.

Que decepção! Não encontrei, e o pior, não conseguia me entender com o funcionário do mercado. “É uma raiz assim como a cenoura, mas amarelinha,” dizia eu, certa que era apenas um problema de vocabulário. Nem passava pela minha cabeça que não existisse mandioquinha nos Estados Unidos. Após demorados minutos de debates o prestativo senhor me entregou um pacote de raízes bem branquinhas chamadas “parsnip” que segundo o google translate em português se diz “cherivia”. Eu nunca ouvi falar. Olhei para aquelas cenouras pálidas apertadinhas no pacote a vácuo em dúvida, mas era aquilo ou nada.

Em casa tentei morder uma pontinha da cenoura anêmica. Que coisa estranha, diferente mesmo. Tem uma textura próxima a da cenoura, porém é mais fibrosa e quase sem sabor, em nada comparável com a minha querida mandioquinha. Fiz um creme de legumes com o que eu tinha disponível naquela noite e no dia seguinte saí novamente à procura da mandioquinha. Fui a uns sete mercados diferentes, é isso mesmo caro leitor, sete, “7”, e nada. Claro que essa maratona só foi possível porque no condado de Broward, próximo a Miami onde eu morava, no auje do trânsito formava-se uma fila de quatro carros no cruzamento. E a cada seis quadras tem um supermercado. Sério, era um sossego.

Voltei para casa vencida. A batalha tinha sido em vão, pensava eu enquanto descarregava o porta-malas do carro lotado de guloseimas americanas e importadas do mundo inteiro e curiosidades domésticas úteis e inúteis.

This entry was posted in Choques Culturais and tagged by Adriana Gomes. Bookmark the permalink.

About Adriana Gomes

Adriana é brasileira nascida em São Paulo. Em 1997 seu marido, Flavio Gomes, recebeu uma oferta de transferência ao exterior. Desde então ela já morou em dois estados americanos, Flórida e Georgia, e também teve a oportunidade de viver por um ano em Xangai, na China. Em cinco mudanças internacionais incluindo um bate-e-volta de dois anos ao Brasil, Adriana teve seis endereços diferentes nos últimos quatorze anos. Sem dúvida ela já acumulou muitas estórias que pretende compartilhar aqui no Hallo Hello, acompanhem!

21 thoughts on “Mandioquinha

  1. Muito legal, continuem escrevendo!
    Puxa, muito difícil porque eu também adoro mandioquinha. Quando vier pra cá eu faço uma pra vcs.
    Bjs

  2. Realmente, como seria bom poder encontrar mandioquinha nos Estados Unidos… Estou com água na boca só de imaginar…

  3. Aqui na Alemanha já encontrei de (quase) tudo: mandioca, purê de mandioca, feijão preto, feijão fradinho, dendê, chuchu, quiabo, farinha de mandioca, tapioca, mas mandioquinha nem sinal! Tem uns 200 tipos de batata doce, batata normal, etc mas a danada da mandioquinha nao… Por que esse preconceito??

    • Tem em supermercados hispanicos nos congelados e sao bons.

  4. Muito legal o blog de vcs..e eh verdade ..tb nao encontrei mandioquinha em Birmingham, Alabama 🙂

    • De verdade ??? Eu vou para Selma no dia 14/2 e gostaria muito de comprar, qual o nome do mercado que encontrou a mandioquinha e com que nome a encontrou? Talvez meu amigo para ir la para mim. Por favor me avise se puder!! Obrigada!

      • Lamento Linon, mas ainda não achei ninguém que tivesse encontrado mandioquinha aqui nos Estados Unidos, em lugar nenhum.

        • Eu ja achei mandioquinha aqui! Moro em Pompano Beach florida e tem um supermecardo aqui que tem mas e congelada fica na area onde tem mandioca ja descascada e congelada e uma deliciaaaaa e iguallll !!

          • Juliana, qual o nome desse mercado??? Já cansei de procurar em Orlando e nada. Com certeza dá pra parar em Pompano na próxima ida até Miami

  5. Minha maior tristeza nao encontrar mandioquinha…amo de paixao!!! Moro em Broward tb e ja procurei , mas nada!! Tb nao encontrei aqui aquela abobora japonesa ( kabocha), alguem ja viu?

    • Oi Paula, eu morei em Broward por 6 anos, gostava muito da região. Agora vivo num suburbio de Atlanta, na Georgia. Aqui também não tem mandioquinha, mas vou ver se acho a abóbora japonesa, não estou particularmente esperançosa, mas não resisto um bom desafio culinário/cultural.

  6. Ôi Adri,
    será que eu acho mandioquinha aqui na Alemanha? Você tem alguma dica?
    Obrigado e beijos.
    Eu adoro mandioquinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gabriel

    • Puxa Gabriel, eu não sei onde você poderia encontrar mandioquinha na Alemanha. Se você descobrir, por favor me deixe saber.

  7. Mandioquinha fresca não existe por aqui, mas a congelada por ser encontrada na maioria dos supermercados latinos. Procure por Arracacha – Yellow Cassava na sessao de congelados de algum supermercado latino. Existem vários nos EUA.
    Hope it helps!

    • Puxa, obrigada! Não conhecia o nome em “español”. Vou procurar arracacha.

  8. Ola Adriana! Estou em San Diego, CA e louca por uma sopa creme de mandioquinha… Comprei uma raiz identica por fora, linda de morrer, mas por dentro parece mais mole e tem um gostinho meio diferente , como o do rabanete! Ainda nao desanimei de encontrar! Abracos!

    • Oi Claudia, acabei de aprender que mandioquinha em espanhol chama-se Arracacha ou Yellow Cassava, e que é possível encontrá-la congelada em alguns mercados latinos.

  9. Aqui em San Diego, na Califórnia, eu encontrei sim. Sabe onde? Num mercado coreano! Não lembro agora qual nome eles dão, mas estava passando pelo corredor do mercado e reconheci. Por fora é igualzinho, só um pouco mais comprida, mais perto de uma cenoura. Mas por dentro é branca, como batata. O gosto é bem parecido. Vale a pena tentar. Aliás, recomendo para os brasileiros irem a esses mercados especializados em comida asiática. Eles tem muitos dos legumes brasileiros.

  10. Kkkkkkk e eu achando que era só eu que estava nessa maratona Kkkkkkk, eu tem amo mandioquinha e tenho uma receita de esforça que vai mandioquinha na massa imagina que perdição e eu aqui sem poder fazer moro em Chicago e todo supermercado que entro vou de atrás dela e sem sussesso

Comments are closed.