Como o aspargo é mais gostoso?

Quem já viajou de carro pelo interior da Europa no começo da primavera (abril e maio) deve ter notado certas faixas de terra, arrumadas como “morrinhos” e cobertas com plásticos brancos ou pretos. São plantações de aspargos. Eles precisam ficar cobertos para ficarem brancos, senão formam clorofila e se tornam verdes, os aspargos verdes.

Esta é a única época do ano para se comer aspargos frescos! Esse legume é a verdadeira estrela gastronômica da primavera. Acredito que explica-se essa fascinação no fato dele ser um dos primeiros legumes colhidos após o inverno do norte europeu, tem sabor incomparável e fonte de vitaminas e minerais. Curioso é que atualmente o maior produtor mundial de aspargos não fica nem na Europa… É o Chile!!!

Bem, aspargos são cultivados em várias regiões da Alemanha. Eu vivo numa região produtora, por isso encontro frequentemente barracas montadas pelos agricultores nas cidades para vender seus produtos diretamente ao consumidor: no estacionamento do supermercado, na porta das empresas, nas zonas de pedestres…. Os preços variam conforme a grossura… claro que o mais grosso é o mais caro, né?

Os restaurantes oferecem cardápios especiais e o preparam das maneiras mais criativas possíveis, é uma febre mesmo. Eu mesma já até fiz um curso de culinária para aprender a lidar com ele há alguns anos atrás.

O jeito mais tradicional de se comer aspargos brancos é acompanha-lo com batatas cozidas, presunto e molho holandês. Há quem os sirva acompanhando carne de boi ou porco, gratinado, como salada, no molho de macarrão… E com um bom vinho branco gelado é perfeito.

Como se cozinha aspargo?

Corte cerca de 2 cm do aspargo e o descasque o talo (existe um utensilio especial de uma marca chique, mas eu uso um descascador de batatas mesmo). Detalhe: a cabeça não!

Ponha água para ferver suficiente para cobri-los numa caçarola ou na panela de aspargos, que é mais alta e menos larga. Na água coloque sal, uma pitada de açúcar, algumas gotas de limão e uma colher de manteiga.

Quando ferver coloque os aspargos e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Retire da panela, escorra bem (ele costuma segurar água) e arrume-o no prato com os acompanhamentos!

O aspargo verde é cozido também na água com sal, açúcar e manteiga, mas não coloque o limão! Outra maneira é refogá-lo como qualquer outro legume, por exemplo o brócolis ou a vagem, pois seu tempo de cozimento é menor do que o branco.

Recentemente testei uma nova receita: refoguei os aspargos verdes descascados e a vagem com azeite, alho e cebola. Quando esfriou, acrescentei cebolinha verde e alface americana rasgadas em pedaços pequenos. Fiz um molho de salada com vinagre de maçã, azeite, mostarda e mel e misturei tudo. Com churrasco ficou ótimo! Bom apetite!

2 thoughts on “Como o aspargo é mais gostoso?

  1. Sabe Sandrinha, nunca dei muita “bola” pra eles, nem quando morava ai, mas desta ultima vez que estive ai, a Teresa falou tanto que amava e fez até Flammkuchen de aspargos brancos, que por sinal ficou uma delícia, foi ai que comecei a prestar atenção e comer como uma doida nas semanas que encontrava eles facilmente… já que a ” criança” é considerada legume de “luxo” por aqui, raro encontrar e se acha custa caro!!
    Menina, comi em café gourmet de MA, uma sopa de aspargos com croutons diferentes que tinham peito de peru e queijo… hummmmm!!!
    Voltei pra casa colecionando tudo quanto é receita com aspargos!! Te mando por e-mail!!
    Aiiiiiii agora tô com desejo de aspargos!!! 🙁
    :))

  2. O aspargo é bem versátil mesmo. Eu vou testar outra receita e vou postar. Eu comi a primeira vez aspargo fresco aqui, nem sabia que tinha que por manteiga e limão para cozinhar…. mas a cada ano amplio meu espectro de sabores. E virei fã!!! Apesar de meus homens não gostarem, compro e faço só pra mim. E me delicio… 🙂

Comments are closed.