Quanto desperdício….

O problema do desperdício em geral é o emprego de recursos, caros e escassos, para se produzir bens que não são usados ou consumidos. Além disso lixo é custo, não só ambiental, mas financeiro também: o caminhão do lixo e as pessoas que trabalham para recolhê-lo custam dinheiro aos cofres públicos e aos cidadãos.

Desperdiçar alimentos é uma insanidade, de um lado porque boa parte do planeta ainda não tem uma nutrição adequada ou mesmo acesso à comida. E por outro lado, é um “tiro no pé”, pois se o que compramos no supermercado vai para o lixo, por que compramos?

Jogar alimentos fora é uma insanidade

Especialistas no assunto discutem a “cultura do desperdício” e procuram respostas a perguntas como: como chegamos a isso? como podemos reduzí-lo? Quando, por exemplo, 40% da batata colhida apodrece ou, na melhor das hipóteses, é dada aos porcos ou metade da produção de 20 milhões de toneladas de alimentos é jogada ano após ano no lixo, então algo definitivamente está errado.

A organização para alimentos e agricultura da ONU examinou o fenômeno do desperdício de alimentos globalmente e notou grandes diferenças regionais. Na América do Norte e Europa é onde se joga mais alimentos fora (280 – 300 kg por ano, por habitante), seguidos da Ásia e América Latina. Na região subsaariana e sudoeste da Ásia são apenas 120-170 kilos per capita anualmente.

A Revista Galileu fez a análise da situação no Brasil:  http://www.youtube.com/watch?v=uwXcErXvp1E

O estudo “Save Food”,  feito pela empresa Cofresco (dona da marca “Toppits”) fez algumas descobertas interessantes sobre nossos hábitos no que tange o desperdício de alimentos. Foi identificado o percentual de alimentos que vão para o lixo, de acordo com categoria: frutas e legumes (48%), restos de refeições e produtos prontos (15%), pães (14%), carne, peixe e derivados de leite (11% cada).

E existem diferenças no comportamento dos consumidores de acordo com a faixa etária. Especialmente os grupo de pessoas até 39 anos e com nível de escolaridade alto jogam mais alimentos fora. Quem ganha mais, desperdiça mais. Parece lógico? Ou seria lógico o contrário?

Há quem defenda que hoje as pessoas não têm uma ligação com os alimentos como tinham no passado, tornando o ato de jogar fora comida uma atitude corriqueira. Uma comparação interessante foi feita com a energia elétrica: ela vem da tomada enquanto nossos alimentos vêm do supermercado…

O consumidor subestima o próprio desperdício de alimentos sistematicamente. Os entrevistados no estudo disseram que sabiam que parte do desperdício de alimentos feitos por eles poderia ser evitado se comprassem com mais consciência. Mas a propaganda e promoções nos pontos de venda fazem com que comprem alimentos que nem precisariam… Os pesquisadores estimam que através de um melhor planejamento e acondicionamento das compras em casa cerca de metade do lixo pode ser evitado.

Acredito que seja uma combinação dos dois. Para ajudar a fazer nossa relação com nossos alimentos ficar um pouco mais “humana”, passo algumas dicas minhas e de especialistas de como contribuir para a diminuição do desperdício:

1-    Planeje suas idas ao supermercado. O que e a quantidade do que se compra determina o que e quanto vai ser jogado fora depois… Os lares alemães jogam 21% de tudo o que compram no lixo, o que representa 300 euros e 80 kilos por ano, por cabeça. E o que é pior: quase 1/3 disso nem foi aberto…

Controle o que você põe no carrinho do supermercado!

2-    Alimento vencido não significa alimento estragado. Verifique se ainda pode ser consumido usando seus sentidos: visão, olfato, tato e paladar. Só então descarte.

3-    Utilize os restos de refeições e procure cozinhar em quantidades “porcionáveis”. Congele, por exemplo, os pãezinhos que não vão ser usados no dia (o pão assado congelado fica como fresco depois de descongelado) ou faça torradinhas.

4-    Ensine às crianças a comer o que (elas mesmas) põem no prato, e faça o mesmo!

5-    Consuma sustentavelmente:

  1. compre produtos sazonais e regionais, e em lojas locais
  2. compre mais produtos frescos
  3. coma menos carne, porém de melhor qualidade
  4. use meios de transporte sustentáveis para as compras
  5. reduza ao máximo as idas ao restaurante (eles são grandes fontes de desperdícios)
  6. procure consumir alimentos orgânicos
  7. procure saber como seus alimentos são produzidos e faça escolhas conscientes
  8. tenha eletrodomésticos eficientes
  9. cozinhe economizando energia
  10. use fontes de energia renovável

6-    Procure comprar direto do produtor

7-    Plante para si mesmo, por exemplo temperos, legumes e frutas

Utilize espaços ao seu redor para plantar alimentos

8-    Utilize áreas urbanas para plantação de alimentos

9-    Influencie politicamente através do seu consumo

Hoje começa a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Participe, informe-se, reeduque-se. Sempre é tempo.

Para saber mais sobre o Save Food (link em alemão):

http://www.cofresco.de/de/unternehmen/save-food.html

Para saber mais sobre o desperdício de alimentos no Brasil:

http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/sobrou-no-prato-veja-6-dicas-para-evitar-o-desperdicio-de-comida/

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_419178.shtml

 

2 thoughts on “Quanto desperdício….

  1. Na correria do dia-a-dia as vezes nos pegamos jogando mais coisas fora do que faz sentido. Suas dicas são ótimas!

    • Obrigada! É preciso ter uma certa disciplina, é verdade. Mas acredito que no final das contas, compensa!

Comments are closed.