Sua nudez não será castigada!

Viajar de férias é uma das melhores coisas a se fazer na vida. Seja para onde for, sempre há muito o que observar. Dessa vez vou compartilhar com meus leitores uma peculiaridade das praias espanholas que para mim, como brasileira, chamou muito a atenção: a nudez nas praias.

A primeira vez que fui à uma praia espanhola, há 4 anos, foi na ilha de Fuerteventura. A ilha tem inúmeras praias, algumas mais habitadas, outras desertas, algumas com ondas gigantes, outras com água calma e cristalina, como se fossem piscinas naturais. Um paraíso na Terra certamente.

Pois bem, escolhemos nossa praia de destino, arrumamos nossa tenda para um belo dia de verão na praia.. Quando olho em volta, uma porção de gente sem roupa! Homens e mulheres nus ou de topless à beira-mar. Eu conheço certas pessoas que essa situação causaria, no mínimo, um ataque de risos….

Não esperava ver nudez numa praia bem frequentada por pessoas não-nuas, mas enfim, depois de morar alguns anos na Alemanha ouvindo histórias sobre saunas mistas em família e vendo pessoas trocarem suas roupas de banho em pleno lago lotado à luz do dia, certas coisas não me deixam mais embaraçada.

Curtimos nossos dias de praia e nos deparamos algumas vezes com peladões e mulheres de topless, apesar de haver praias de nudismo na ilha. Pensei que a ilha paradisíaca inspirasse essa liberdade nas pessoas…

Dessa vez fomos à várias praias na Espanha continental, no litoral do Atlântico e no litoral Mediterrâneo. Fomos a praias de cidade e afastadas. Fomos de Guarujá-Pitangueiras à Ilha Bela na alta temporada, se é que você me entende… Praia de surfista, de “bicho-grilo”, de família, de solteiros, de gente que quer sossego. E em todas elas encontramos gente nua ou sem a parte de cima dos biquínis… Eu comecei a observar as pessoas que estavam nuas, não para olhar a nudez em si – afinal eu sei exatamente o que cada um tem – mas para descobrir que tipo de gente tem a coragem de mostrar seu corpo assim, pra todo mundo?

Descobri que eram pessoas como eu, como você, como minha mãe ou pai, ou avó, ou tia, ou tio, ou primo, ou prima…. Famílias chegam com seus aparatos de praia, as crianças pegam o baldinho e a pá para brincar, o pai vai jogar bola com o filhinho e a mãe, o que faz? Tira o sutiã!!! Normal, não? Deve ser uma sensação interessante estar sem sutiã num lugar onde há pelo menos 100 pessoas em volta que você nunca viu na vida…

A cena mais curiosa, pra não dizer engraçada, foi nosso primeiro dia em San Sebastián. Estávamos caminhando na praia a caminho do centro para jantar e, de repente, um homem peladão saindo do mar passa por nós. Era um homem de meia idade, barrigudo e peludo, na maior naturalidade.  E então ele se deita na areia, ao lado de um amigo, que não estava nem de roupa de banho, e começam a conversar: “Que banho de mar delicioso! Você viu a notícia do jornal de hoje?”. Imagine um brasileiro fazendo isso?

Como pode o espanhol ter uma relação com a nudez tão aberta e nós, o país onde todo mundo anda quase pelado no Carnaval e termos os menores biquinis do mundo, sermos tão conservadores? É uma questão que me deixa por vezes confusa. E é talvez por isso que os estrangeiros, melhor dizendo, os europeus acham que seria de se esperar que nós tivéssemos uma abertura maior em relação a isso.

Quem sabe da próxima vez eu me animo e entro na onda? Na Espanha minha nudez certamente não seria castigada…

This entry was posted in Choques Culturais, Novas Experiências and tagged , , , by Sandra Zumstein. Bookmark the permalink.

About Sandra Zumstein

Sandra nasceu em São Paulo. Após se formar em engenharia e trabalhar 8 anos na área comercial, em 2003 seu marido recebeu um project assigment de 2 anos na Alemanha. E então o que era para ser um período sabático acabou virando um projeto de vida. Os 2 anos viraram 3 e meio e, após 7 meses morando novamente em São Paulo, retornaram à Alemanha onde há 5 anos vivem em uma vila de 10 mil habitantes que pertence à cidade de Worms, ao sul de Frankfurt. Durante esse tempo houve inúmeras situações que merecem ser registradas aqui no HalloHello, acompanhem!

12 thoughts on “Sua nudez não será castigada!

  1. Puxa que idéia interessante, não fazia idéia que a Espanha era assim, por ser um país latino pensei que seriam mais conservadores. Quando estive na Espanha não fomos as praias pois era outono e já estava bem friozinho. Certamente eu teria tentado observar os hábitos dos espanhóis “desnudos” assim como você fez.

    • Pra mim também foi uma surpresa. Eu sabia que havia, mas assim tão abertamente eu não esperava!

      • Olá.

        Em Portugal não é nada diferente… KKKKKKKK
        Nos surpeendeu em muito a atitude dos portugueses, e nem só, porque as praias aqui em Lisboa lotam de estrangeiros de todos os países. Isso aqui é tão a terra prometida que nem roupa esse povo usa KKKKKKKKKKKKK
        Essa Europa me surpreende a cada minuto, e também me emociona muito em ter uma vida tão facilitada que eu nunca vi na parecido no Brasil aonde se procura complicar tudo e todos. Culpa dos políticos? Claro q não… a culpa é nossa os cidadãos comuns que não nos impomos com cidadãos…

        Obrigado por vocês serem assim…

  2. Sandra, este é um tópico bem interessante.
    Na Europa, a moda praia é comportada, mas a nudez é normal.
    Nos EUA, não se admitem roupas ousadas nem nudez.
    Já no Brasil, a moda praia é bem ousada, mas não se admite nudez.

    • Isso me deixa com a “pulga atrás da orelha”. Mas cultura é uma coisa interessante: a gente observa, não precisa entender, não pode julgar. É assim e pronto. 🙂

  3. A propósito, agora lembrei de um tema correlato que tem a ver com nós, homens: nos EUA, a maioria dos homens não usa sunga (que eles chamam de speedos) de jeito nenhum na praia, só bermuda.
    Pelo que vi, lá só os gays usam sungas.
    Obs.: na minha primeira visita a uma praia americana, devo ter sido considerado gay.

    • Certamente, Franklin! Espero que isso não tenha afetado sua masculinidade… hahahahah

  4. Muito bom esse post Sandra!
    Mas o que acho mais engraçado é que, geralmente, o europeu acha o biquini brasileiro uma pouca vergonha e sensual demais!! Queria entender o que passa na cabeça deles em relação a interpretação: Nudismo= Ok e Biquini Cavado= Sensualidade Indecorosa!

    As diferenças de cultura é uma coisa louca, né??

    • É louco mesmo. E do nosso lado também: biquini cavado=OK, topless=nem pensar! Dá pra entender? Como eu já disse, cultura é assim e pronto. Não precisa entender, mas não pode julgar… rs

  5. Adorei “sua nudez não será castigada!” verdade…fato seja na Espanha (cujo ainda não tive a oportunidade de presenciar, msm tendo estado lá)…na Suiça, certa vez ao caminhar pelas ruas de Bern…deparei com uma vista maravilhosa do rio Aar…e qdo olho para a outra margem um ponto muito branco me chamou a atenção…era um cidadão nu (de tão branco parecia um calango) super normal…aqui na Alemanha já presenciei senhores na “feliz idade” (por volta dos seus 60 anos) correndo usando apenas tenis às margens do Isar… Enfim, a 1ª vez que presenciei um top less em um bar em Praga…pensei puxa somos nós quem levamos a fama pela nudez…sensualidade, sexualidade enfim… se aqui não é castigada e no Brasil seria uma “loucura” talvez devessemos “olhar com outros olhos” e quem sabe aprender algo…pois uma coisa é fato: por aqui em terras germanicas…cada macaco no seu galho…a não ser que vc esteja afetando a população em geral…cada um cuida do seu próprio umbigo! =]

    • Obrigada pelo comentário, Ana. Desde que estou aqui tenho mudado meu conceito sobre muitas coisas, atitudes. Estou muito mais liberal e me sinto muito mais livre do que no Brasil. Aqui me sinto menos julgada e pressionada a pensar e agir como todos os outros. Cada um que cuide do seu umbigo e me deixe em paz!!! Sem preconceitos!

      • Oi Sandra. 😀

        Isso eu também notei aqui em Portugal.
        As pessoas livremente vivem … e só. Coisas simples… Vida simples… e cada um cuidando da sua vida.
        Nas praias que é o tema do assunto um vai de calça jecas, outro topes, outro pelado, e ninguém toma conta do que o outro tá fazendo, ou deixando dde fazer. Se faz tudo num praia: joga-se bola, corre com cachorro… (cachorro na praia …. vejam bem), solta pipa, skysurf (pipas enormes), caminha, namora, e ninguém incomoda ninguém nem é incomodado. Polícia na praia cheia…. nunca vi… também pra que. Só para gastar o dinheiro do povo…. Pelo que vejo aqui os safados existem mas pelo menos eles não aparecem na mídia num valorização sem limites e ensinando idiotices pra os mais despreparados.

Comments are closed.