Por que Mitt Romney perdeu a eleição?

A contagem ainda segue, pois o sistema americano de votação é manual, mas os resultados já são incontestáveis. Obama ganhou com 303 contra 206 votos eleitorais, e até o momento (13:45 horário de Atlanta no dia 7/11) Obama conta com 50,4% dos votos populares válidos contra 48,1% para Romney, ou seja, uma diferença de 3 pontos percentuais nos votos populares. Para os padrões americanos, foi uma verdadeira lavada! Ou como eles dizem aqui: os republicanos levaram um shellack!

Harper Weekly 24-3-7 (02varvarawordpress.com)

Mas por que?

Na minha modesta opinião, simplesmente porque o pior cego é aquele que não quer enxergar.

Foi por isso que os Republicanos perderam a eleição presidencial ontém, além da lavada no senado e de várias emendas constitucionais estaduais, como por exemplo a legalização do uso medicinal da maconha em Massachusetts, e em Washington e no Colorado até para uso recreativo; e a derrubada da emenda constitucional estadual em Minnesota que dizia que casamento só pode ser lavrado entre um homem e um mulher.

Sem contar o discurso retrógrado que eles praticam, e as leis antiquadas que implementam:
– não cobrir custos para exames relacionados a saúde feminina, como ultrassom transvaginal, e não distribuir pílulas anticoncepcionais e camisinhas para a população carente;
– não apoiar a lei que determina que os salários de homens e mulheres exercendo o mesmo cargo devem ser equiparados;
– e com relação a imigração, implementando leis de imigração restritivas e preconceituosas nos estados onde são governo. Só para citar os mais óbvios.

Como consequência, Obama recebeu 93% dos votos dos african-americans, 71% dos latinos, 72% dos asiáticos, 55% dos votos femininos, e entre os jovens, que ao contrário das previsões votaram em massa, Obama recebeu 60% dos votos.

O Partido Republicano está parecendo a igreja católica se segurando em valores ultrapassados como a proibição do planejamento familiar; sem contar negação, enquanto a igreja diz que não existe padre pedófilo de verdade, foram apenas desvios, os republicanos dizem que os problemas das minorias não precisam ser enfrentados pois são apenas minorias, a política do “trickle down” dá jeito.

Romney recebeu 60% dos votos dos homens brancos casados, e 60% dos brancos católicos, na contagem geral ele ficou com 53% dos votos dos brancos.

O problema com estes números para o Partido Republicano é que a sociedade americana está cada vez mais diversa, e se eles seguirem tentando agradar somente os americanos brancos com renda alta, nunca mais ganham uma eleição.

allthingsdemocrat.com

Para quem lê em inglês este artigo vale a pena – As 10 principais razões para a derrota de Romney que conclui: The electorate has gotten wise to the Republican Party; they understand that they are radical conservatives — out-of-touch with the middle class. Ultimately, that’s why Romney lost. It indicates that no Republican presidential candidate would have been electable.

This entry was posted in Conjuntura, Papo Cabeça by Adriana Gomes. Bookmark the permalink.

About Adriana Gomes

Adriana é brasileira nascida em São Paulo. Em 1997 seu marido, Flavio Gomes, recebeu uma oferta de transferência ao exterior. Desde então ela já morou em dois estados americanos, Flórida e Georgia, e também teve a oportunidade de viver por um ano em Xangai, na China. Em cinco mudanças internacionais incluindo um bate-e-volta de dois anos ao Brasil, Adriana teve seis endereços diferentes nos últimos quatorze anos. Sem dúvida ela já acumulou muitas estórias que pretende compartilhar aqui no Hallo Hello, acompanhem!

3 thoughts on “Por que Mitt Romney perdeu a eleição?

  1. Nao sabia das outras “medidas” que estam juntas na proposta de Mitt, mas acredito que o maior motivo para um Mitt Ronmey e o motivo “Paul Ryan”. Esse homem e uma afronta a igualdade social e aos principios basicos de justica. Deus salvou a America.

  2. Americanos brancos de alta renda nem se reproduzem mais …

Comments are closed.