Revisão da Lei Americana “No Child Left Behind”

learningApós anos de críticas e meses de debates, ficou pronta hoje a revisão da lei “No Child Left Behind” que, se tudo correr como o esperado, poderá ser votada na primeira semana de dezembro. Numa conquista rara para o congresso americano, o novo projeto de lei foi desenvolvido através da cooperação entre os dois partidos políticos americanos, o Democrata e o Republicano.

A lei criada em 2001 é questionada há anos por ser excessivamente punitiva às escolas que servem as comunidades mais carentes dos estados americanos. Através de um controle por testes padronizados o governo federal pune as escolas com médias baixas cortando suas verbas, o que levou ao fechamento de várias escolas em comunidades carentes que não conseguem sobreviver sem o subsídio federal. Falei brevemente sobre o tema num post de 2012.

Numa tentativa de mudar o foco dos currículos escolares dos estados em testes padronizados, e sim em melhorar o nível de ensino por todo o país de maneira mais coêsa, o governo americano criou o Common Core. Os primeiros testes acadêmicos desde sua introdução em 2010 saíram no começo deste ano, mas para sabermos se o novo programa atingirá o objetivo de preparar as crianças para enfrentar os desafios atuais do ensino superior, e do mercado de trabalho, teremos que esperar mais alguns anos.

Minha experiência pessoal com o programa, através da minha filha que está na sétima série, numa escola pública considerada uma das melhores do país, está sendo muito positiva. Em matemática, por exemplo, o Common Core estabelece que as crianças não devem apenas solucionar os problemas aritiméticos, mas sim desenvolver a compreensão do processo que a levou a solucioná-los. As escolas tem liberdade para desenvolver seus programas. O Common Core é um conjunto de parâmetros, e não de métodos. E cada estado pode desenvolver o seu currículo respeitando os parâmetros e objetivos do programa, que são bastante ambiciosos.

A Califórnia está entre os estados que estão participando dos primeiros testes padronizados que ainda estão em desenvolvimento. Através dos resultados de cada teste o comitê responsável pelo teste ajusta sua metodologia. O objetivo é um teste em comum para todos os estados, hoje em dia cada estado tem seu próprio teste com diferentes padrões de dificuldade o que reflete seus diferentes padrões de ensino. Agora todos serão nivelados, espera-se que por cima.

 

This entry was posted in Educação by Adriana Gomes. Bookmark the permalink.

About Adriana Gomes

Adriana é brasileira nascida em São Paulo. Em 1997 seu marido, Flavio Gomes, recebeu uma oferta de transferência ao exterior. Desde então ela já morou em dois estados americanos, Flórida e Georgia, e também teve a oportunidade de viver por um ano em Xangai, na China. Em cinco mudanças internacionais incluindo um bate-e-volta de dois anos ao Brasil, Adriana teve seis endereços diferentes nos últimos quatorze anos. Sem dúvida ela já acumulou muitas estórias que pretende compartilhar aqui no Hallo Hello, acompanhem!