Brasil x Argentina no Ranking dos Melhores Países Para as Mães no Mundo

Desfrutar do prazer de ser mãe com saúde e segurança é direito de todas, mas, infelizmente no mundo em que vivemos, privilégio de poucas.

Tenho uma notícia difícil para compartilhar:

No ranking de 2012 da ONG Save the Children, dos países com melhores condições para as mães, entre os países em desenvolvimento, a Argentina está em 2o lugar e o Brasil em 12o. Como assim?

Pois é, Cuba está em primeiro lugar, o que não nos incomoda, mas a Argentina dez posições acima, não vai dar, precisamos fazer alguma coisa. 😉

Li o documento inteiro e observei que, entre os fatores que colocam a Argentina tão a nossa frente, dois saltam a vista:

– O  primeiro é o nível de escolaridade das mulheres, lá as mulheres completam em média 17 anos de escola, e no Brasil apenas 14, ou seja na Argentina a maioria das mulheres tem terceiro grau completo e no Brasil a maioria para no segundo grau.

– Outro fator gritante é o percentual de mulheres em cargos públicos. Na Argentina 38% dos cargos públicos são ocupados por mulheres enquanto aqui no Brasil apenas 10%.

Portanto precisamos assegurar o futuro acadêmico das nossas meninas e incentivá-las no exercício da cidadania. E quem sabe daqui a alguns anos a gente encosta em Cuba.

Estamos no caminho certo, o Brasil está entre os países que surpreendentemente, apesar da má distribuição de renda, conseguiram diminuir o nanismo infantil – nanismo é um fenômeno ligado a subnutrição, as crianças não se desenvolvem como deveriam e ficam baixinhas e frágeis. Nós estamos em 7o Lugar entre os quinze países com maior progresso contra a subnutrição, conseguimos diminuir o nanismo em 60% nos últimos 20 anos.

Porém nossos índices de amamentação são baixos, e precisamos melhorar se queremos virar a página da subnutrição infantil de vez. O estudo destaca a amamentação como fator principal na luta contra esse mal que tanto aflige a humanidade.

Vamos salvar nossas crianças! E ganhar o jogo de virada não é nada mal.

Mis amigos Argentinos perdonen-me por favor, pero una competencia saludable e siempre buena.

This entry was posted in Papo Cabeça by Adriana Gomes. Bookmark the permalink.

About Adriana Gomes

Adriana é brasileira nascida em São Paulo. Em 1997 seu marido, Flavio Gomes, recebeu uma oferta de transferência ao exterior. Desde então ela já morou em dois estados americanos, Flórida e Georgia, e também teve a oportunidade de viver por um ano em Xangai, na China. Em cinco mudanças internacionais incluindo um bate-e-volta de dois anos ao Brasil, Adriana teve seis endereços diferentes nos últimos quatorze anos. Sem dúvida ela já acumulou muitas estórias que pretende compartilhar aqui no Hallo Hello, acompanhem!

2 thoughts on “Brasil x Argentina no Ranking dos Melhores Países Para as Mães no Mundo

  1. Não é NANISMO, é INANANIÇÃO!

    Namismo é quando a pessoa tem problemas no CRESCIMENTO.
    Inanição é quando a pessoa tem problemas de nutrição!

  2. Caro Rodrigo, obrigada pelo seu comentário.
    Eu quiz dizer NANISMO mesmo, cuja causa é a inanição ou subnutrição como eu expliquei no artigo. As crianças por INANIÇÃO não crescem levando a um fenomeno que a Ong Save the Children chama em inglês de STUNTING (crianças que são pequenas como anões) como você pode comprovar através do link encontrado no primeiro parágrafo. Talvez a tradução do termo tenha sido literal, mas é assim que essas crianças são chamadas no relatório.
    Mais uma vez, grata pelo seu interesse em nosso artigo.

Comments are closed.