A verdade sobre o protetor solar!

No hemisfério norte é verão (e, por incrível que pareça, no Brasil também), férias escolares e boa parte do continente está buscando – literalmente – um lugar ao sol.

Época de comprar o protetor solar favorito, aquele do reclame, que tem uma marca famosa e, se couber no orçamento, bem cara. Afinal de contas eles gastam milhões de dólares em desenvolvimento de produto e têm o melhor que o mercado pode oferecer, certo?

Usar protetor solar é essencial

Errado! A Stiftung Warentest testou, pelo terceiro ano consecutivo, e concluiu novamente que os protetores solares mais caros NÃO são os que oferecem melhor proteção contra o sol… dá pra acreditar?

Então vamos aos fatos: foram testados 20 produtos das mais variadas marcas. Este ano foram testados os protetores das marcas brancas das cadeias de supermercados de desconto e perfumarias alemães (Lidl, Müller, Rossmann, Schlecker, DM e ALDI), assim como marcas conhecidas e que por vezes são vendidas até exclusivamente em farmácias (Tiroler Nussöl, Biotherm, Nivea, Garnier, Lancaster, Yves Rocher, Vichy, Annemarie Börlind, La Roche Posay, Avon e Eco).

Foram avaliados, entre outros: proteção contra raios UVA, observância da quantidade de FPS, consistência, aplicação, sensação na pele, qualidade microbiológica, orientação para aplicação, dizeres da embalagem, comportamento à várias temperaturas. Para nós, consumidores, os dois primeiros fatores são os mais importantes. Afinal, por que compramos protetor solar? Portanto os produtos que tiveram nota insatisfatória nesses quesitos, já perderam pontos para o conceito final.

O resultado: os 6 produtos que oferecem melhor proteção contra o sol são realmente os das lojas de descontos Lidl, DM, Rossmann e Müller! Detalhe: os preços variam de meros 1,20 euros até 20,00 euros/100 ml. Produtos que, porque custam mais caro acredita-se que possuem qualidade superior, pontuaram com meros “satisfatório” ou “insuficiente” em um ou mais quesitos, Por favor…

A instituição que fez o teste também alertou para o que está escrito na embalagem. Coisas do tipo: proteção para o DNA, proteção infra violeta, sem parabeno, testado dermatologicamente, sem parafina, não são critérios de qualidade. Será que o fabricante não tem nada melhor para escrever sobre seu produto?

A semana passada mostrei o teste da água mineral, que concluiu que a água da torneira é mais saudável e confiável que a água de marca aqui na Alemanha. Outros testes mostraram que para cosméticos como creme hidratante, removedor de maquiagem e até alguns artigos de maquiagem também os “discounters” oferecem melhor qualidade.

O que isso quer dizer?

Do meu ponto de vista, significa que nem tudo o que é “de marca” é bom ou melhor. Que o consumidor se deixa iludir facilmente com as campanhas de publicidade e não presta a atenção devida ao que está comprando e consumindo. Principalmente no Brasil, marca ainda é associada a qualidade, se bem que meus anos trabalhando na indústria têxtil fizeram esse meu conceito cair por água abaixo. Vale a pena pesquisar, se informar. Eu já me surpreendi positivamente com as duas faces da moeda. Já comprei, sim, produtos sem marca que são uma porcaria e voltei ao original.

Portanto, consciência na hora de comprar!

Aplique o protetor generosamente. De acordo com especialistas, na realidade 250 ml de protetor deveria ser o suficiente para somente 3 dias para um adulto! Saia do sol nos horários de pico e, se puder, use chapéu e camiseta com FPS para se proteger, principalmente as crianças.

Agora que a você já sabe a verdade sobre os protetores solares, boas férias e um bom sol para você!!!

Boas férias!

This entry was posted in Novas Experiências by Sandra Zumstein. Bookmark the permalink.

About Sandra Zumstein

Sandra nasceu em São Paulo. Após se formar em engenharia e trabalhar 8 anos na área comercial, em 2003 seu marido recebeu um project assigment de 2 anos na Alemanha. E então o que era para ser um período sabático acabou virando um projeto de vida. Os 2 anos viraram 3 e meio e, após 7 meses morando novamente em São Paulo, retornaram à Alemanha onde há 5 anos vivem em uma vila de 10 mil habitantes que pertence à cidade de Worms, ao sul de Frankfurt. Durante esse tempo houve inúmeras situações que merecem ser registradas aqui no HalloHello, acompanhem!